Site Responsivo - Mobile Firendly

Um site preparado para ser visto

Ao longo dos anos, as maneiras de se desenvolver um site foram mudando e se aperfeiçoando, de maneira que quem se propõe a trabalhar como web designer, tem obrigação de se atualizar constantemente, para oferecer as tecnologias do momento para seus clientes.

Responsivo

Para saber se seu site é responsivo, faça o seguinte teste: abra ele no computador e no celular. Veja se ele se ajustou à tela do celular automaticamente, permitindo a leitura sem precisar aumentar a tela manualmente. Ele deve ter se modificado para ficar perfeito na tela do celular. Se isso não aconteceu, provavelmente seu site ficou pequeno no celular, e para ler alguma coisa, você teve que mexer na tela.

Acesso à internet pelo celular

Levando em consideração que 49% das pessoas não acessam mais a internet pelo computador em casa (pesquisa de 2017 da cgi.br), e esse número só aumenta, é importante que seu site funcione bem quando acessado do celular.

Se uma pessoa procura seu site no celular e tem dificuldade de encontrar o que busca ou dificuldade de leitura, ela certamente irá abandonar seu site e procurar outro.

Mobile Friendly

Nem todo site pode ser considerado mobile friendly, ou seja, otimizado para dispositivos mobile. Os sites responsivos conseguem se tornar mobile friendly quando seu código é todo modificado para apresentar o site da melhor maneira no celular. Fazer essa programação é mais interessante do que manter uma versão exclusiva mobile.

Desde 2015, o Google fez uma atualização no seu algoritmo, para dar mais destaque nas buscas para os sites mobile friendly. Os sites que não se atualizaram, perderam rankeamento nas buscas do Google por dispositivo móvel. Mais um motivo importante para você atualizar o seu!