Posso pegar uma imagem no Google?

Publica essa imagem aqui.
Pergunta: onde você achou essa imagem?
No Google.

Já vamos adiantar o texto respondendo à pergunta: NÃO! Não pode. Principalmente quando estamos falando de imagens para uso comercial. Existem leis de direitos autorais que explicam que usar uma imagem sem creditar o autor, ou ainda, deixar de pagar o autor da mesma, é crime. Essas leis servem para proteger os autores, artistas e produtores no geral, de maneira que, esses não saiam prejudicados.

Terra de ninguém

Hoje em dia podemos notar que existe o costume de salvar fotos, desenhos, ilustrações, textos etc, para o uso nas redes sociais, sem dizer a fonte que essas produções foram encontradas.
Isso é um costume cultural, porque a sensação de que as imagens que vemos na internet são da própria internet é comum. Existe essa ilusão de que a internet é terra de ninguém, e que você pode pegar qualquer tipo de imagem quando e como quiser, porque afinal, ela está ali pra isso.

Faça esse exercício: se coloque no lugar do outro

Pense por um momento que você é um produtor de conteúdo, um artista que vive de suas produções, por exemplo. Você passa anos estudando, se aprimorando, investindo seu tempo e também dinheiro para produzir suas artes. Você lança seus trabalhos com toda dedicação na internet, e aí, chega alguém sem pedir licença, pega toda a sua produção e passa a usá-la como se pertencesse a ela. Esse cenário não lhe parece injusto? Pois é, quando nos colocamos no lugar do outro percebemos a falta de ética nessa atitude.
A maneira de resolver essa questão, quando você admira o trabalho de algum artista é: faça um orçamento com ele. Pergunte a ele o valor cobrado para republicar suas artes, ou então, para receber uma arte exclusiva pra você. Além de você valorizar e apoiar o artista, essa é uma atitude legalmente aceita, porque dessa forma, ninguém está sendo prejudicado.

Foto de comida

Vamos pensar no seguinte cenário: você tem um negócio de alimentação, achou uma imagem linda no google de um prato que você também serve e quer publicá-la em suas redes para divulgar seu negócio. Isso também não é permitido. Algum fotógrafo precisou tirar o dia inteiro para produzir essas fotos, e algum cozinheiro também, para preparar a comida que seria fotografada. Isso teve um custo para todos os envolvidos, seja no equipamento a ser utilizado, ingredientes, locação, etc. Também não é justo com essas pessoas que elas não sejam pagas por esse trabalho, e nem ao menos creditadas, só porque você achou a imagem bonita.
A maneira de resolver essa questão é comprar a imagem. Provalmente ela pertence a um banco de imagens, como Shutterstock, Istockphoto e GettyImages, por exemplo. Se esse for o caso, esses sites permitem que você tenha uma conta, em que você paga uma mensalidade ou pelas imagens avulsas para obter a licença sobre elas. Dessa maneira, todos saem ganhando: Artistas são creditados, e você, de novo, está dentro da lei e deixando de prejudicar profissionais.

E nas minhas redes pessoais? também não pode?

Achei uma imagem no Google e gostaria de compartilhar em minhas redes sociais de uso pessoal. Desde que você coloque a fonte dessa imagem, tudo certo. Lembre-se de que você não é o autor da mesma. Mesmo que for um “meme”, é necessário deixar explícito de qual página o mesmo foi retirado. Porque essas páginas também são criadas por pessoas, pessoas essas que pensam e criam um conteúdo legal para que você se divirta, e elas também precisam ser citadas e creditadas.

Vamos combinar?

Da próxima vez que você pensar em usar uma imagem do Google, lembre que ela pertence a alguém. Sua agência sabe como legalizar as imagens que você escolher. Nos procure.