22 de abril - Descobrimento do Brasil

Aprendemos na escola...

Os livros didáticos nos contam uma história bem romanceada do Brasil, como o quadro de Pedro Américo (que pode ser visitado no Museu do Ipiranga), mostrando a "beleza" da colonização. Mas a história não foi bem assim. Colonização, em qualquer lugar, não tem a menor preocupação com os costumes da terra que "descobriram" muito menos com a população "selvagem" que a habitava. O único objetivo é explorar riquezas, aumentar território e implantar sua religião oficial.

Um autor que se dedicou à contar a história do Brasil em detalhes, elucidando o contexto da época foi Laurentino Gomes. Ele escreveu três livros a respeito do tema: 1808, 1822 e 1889. Essa leitura é bastante reveladora, ao mostrar as origens de muitas coisas que ainda perduram no país, como a corrupção por exemplo. Os personagens são apresentados em detalhes, o que é bastante interessante.

Outro livro que recomendamos fortemente é O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro. Esse traz uma linguagem crítica e cativante da história brasileira em pormenores nunca antes abordados. Muitas verdades cruas e tristes. Aborgadens a respeito dos colonizadores, dos índios, dos negros escravos, dos cléricos e governantes.

Hoje vemos muita discussão política em redes sociais, mas 90% dos "pensadores" nem se deram ao trabalho de entender o contexto da nossa história, que merece ser estudada para que nasça uma reflexão mais profunda, eficiente e ética para o futuro do nosso amado Brasil.