VOCÊ SABE PRA QUE SERVE A FUNÇÃO HASHTAG NO INSTAGRAM?
É normal navegar no Instagram e observar nas legendas de fotos um monte de hashtags, mas você sabe usá-las corretamente?
Quando vamos postar uma foto nas redes sociais, muitas vezes colocamos # em nossas fotos, mas sem entender o porquê. Alguém um dia disse que era legal, e a gente usa sem saber.
Mas essa ferramenta quando usada corretamente, pode mudar a maneira com que você navega no Instagram. As hashtags servem para categorizar a sua foto, ou seja, tudo que você escreve depois do # começa a fazer parte de um arquivo gigante do Instagram, onde todos os usuários da plataforma podem ter acesso ao seu conteúdo, sendo seu seguidor ou não, desde que a sua conta não seja privada.
Você pode usar essa ferramenta tanto para divulgar o seu conteúdo, como também para pesquisar um certo assunto. As hashtags funcionam como “filtros” de busca. Ou seja, se você postou uma foto de um desenho com #ilustração na legenda, todos os usuários que estão buscando por esse assunto terão acesso a sua foto.
Mas não necessariamente a quantidade de hashtags importa. É necessário pensar em qual categoria você quer encaixar o seu conteúdo de maneira eficiente, e não apenas colocar um trilhão de tags sem sentido na esperança de alcançar milhares de seguidores, porque não é assim que funciona. Quanto mais específico e objetivo, melhor. Até porque, quando seu perfil é comercial, geralmente você tem um público alvo, e é pensando nisso que a # deve ser escolhida.
Quem usa o Instagram como ferramenta de trabalho, ou para pesquisar referências, usam as hashtags para alcançar novas contas, ou acessar novos conteúdos. Esses usuários geralmente seguem algumas hashtags, para acompanhar todas as novidades do momento, de pessoas do mundo todo.
#designgrafico no Instagram.
Todos as contas que utilizaram essa hashtag ficam nessa categoria, e é possível seguir uma hashtag para acompanhar todo o conteúdo dela.
Além disso, você pode criar uma hashtag para agrupar um conteúdo específico do seu Instagram. Por exemplo, se você tem várias abordagens dentro do seu perfil, é possível categorizá-las, assim, você pode acessar esses temas separadamente a hora que quiser.
Exemplo prático
No nosso Instagram @elavitadesign, usamos algumas hashtags para agrupar os assuntos que postamos.
#identidadevisualelavita.
#fotografiaelavita.
#portifolioelavita.
As postagens ficam agrupadas por assunto, de acordo com a #, de maneira que se alguém busca um assunto específico, consegue ver todo nosso contúdo a respeito.